"Ponto de vista": De novo D.Trump - fotos que falam...


    De novo D.Trump - fotos que falam...

Novamente sobre D.Trump - e porquê ?

Porque, como já o referi nestas páginas, as suas decisões e indecisões podem afectar todo o globo.

Pois agora foi S.Bannon quem saíu do círculo principal que rodeava D.Trump em meados de Fevereiro último, como o mostrava a foto então publicada (1) nestas páginas e na qual se pode ver um retrato do Presidente Andrew Jackson enquanto algo premonitório defensor da supressão do Colégio Eleitoral.

Antes de S.Bannon ("Estratega principal") já tinham marchado outros 3 figurantes na mesma foto: M.Flynn (Conselheiro para a Segurança Nacional), R.Priebus (Chefe do Gabinete), e S.Spicey (Porta-voz).

Porém, noutra das fotos (2) surgidas na Imprensa relativamente à reunião em que respeitosamente acompanhavam o Vice-Presidente M.Pence na espera que D.Trump terminasse - não um qualquer "tweet" que seria de esperar de alguém conhecido como D.Trwitter ... - um telefonema, vê-se melhor que há duas cadeiras vazias, o que suscita de imediato a pergunta sobre quem seriam os seus ocupantes, que entretanto teriam abandonado o encontro.

Recorramos assim a outra foto (3), de momento diferente, em que numa reunião do Conselho Nacional de Segurança (na residência de férias de D.Trump...), explicativa dos resultados do lançamento de mísseis de cruzeiro sobre uma base síria, e possivelmente preparatória de posterior encontro de D.Trump com o Presidente chinês, se vê S.Bannon numa desprestigiada segunda fila enquanto J.Kushner (genro de D.Trump) está sentado em plano de evidência (o primeiro à esquerda) logo a seguir aos principais actores presentes na reunião.

A.Zurcher, autor do texto explicativo sobre esta última foto mencionada, aponta aliás a presença da então recém-nomeada Conselheira Nacional de Segurança (Adjunta) D. Powell, que - oriunda da habitual Goldman Sachs - tinha sido conselheira da filha de Trump no periodo de transição presidencial passando depois a adjunta presidencial para a igualdade de géneros.

Toda uma experiência em termos de Segurança Nacional, como se pode deduzir...

Voltemos assim à questão das cadeiras vagas, sobre a qual se aventa a hipótese de a que está em segundo plano não ter sido ocupada dado haver pouco espaço para alguém se sentar, e a que está em primeiro plano ter sido ocupada por J.Kushner, que se terá retirado depois. E porquê  J.Kushner?

Pela razão, que agora começa a ser bem evidente, de D.Trump aparentar ter apenas confiança em membros da sua família (e nem todos, dadas as escorregadelas "russas" de seu filho Donald), pois tanto em termos empresariais como em políticos não é reconhecido que disponha de sólidos apoios.

E como passa a desconfiar dos que vai sucessivamente nomeando, mesmo dos que lhe declaram fidelidade canina, vai procedendo às destituições e nomeações para que as intrigas palacianas o empurram, num ciclo que não se sabe quando acabará, e que se traduzirá provavelmente na continuação de políticas flutuantes e inconsistentes, agravadas por reacções twitescas.

E grotescas.

20.Agosto.2017

(1) - http://www.haaretz.com/polopoly_fs/1.768087!/image/3003355160.jpg_gen/derivatives/headline_609x343/3003355160.jpg
(2) - http://media.salon.com/2017/02/AP_17028625932323-1280x960.jpg
(3) - https://ichef.bbci.co.uk/news/624/cpsprodpb/E736/production/_95509195_carroll_976.jpg