"Ponto de vista": Uma "Brexidiculous"...


    Uma "Brexidiculous"...


O pedido de adiamento da Brexit, recentemente aprovado pelo Parlamento Britânico na mais recente das quase diárias votações com que os deputados se têm entretido nos últimos tempos vem aumentar o grau de ridículo que tem caracterizado este folhetim.

Processo conduzido por uma Primeira-Ministra com notória falta de capacidade política para arcar adequadamente com as responsabilidades que sobre si recaíam, vinda de uma posição a favor da permanência (que com coragem e dignidade procurou superar), e que quis ultrapassar o seu predecessor D.Cameron numa convocação eleitoral cujos resultados acabaram por ser igualmente desastrosos para os propósitos congeminados.

Ficou assim o Reino Unido com uma Theresa May, em vez de uma Theresa Will ou Shall de que bem necessitaria, e que irá recomeçar as suas mendicantes deslocações continentais perante o olhar compassivo dos seus pares da União a que ainda pertence.

E, além de compassivo, também tristemente divertido pelos contorcionismos a que os britânicos serão provavelmente obrigados pela cicunstância de ocorrerem eleições para o Parlamento Europeu (entre 23 e 26 de Maio), muito provavelmente antes da concretização
da Brexit.

Terão assim que realizar os actos eleitorais para a escolha de Deputados que poucas semanas depois poderão ter que abandonar os seus mandatos...

Que dirão os candidatos (se os houver...) aos seus eleitores?

Os que se perfilam pela permanência na União certamente afirmarão que procurarão convencer os deputados da Câmara dos Comuns, bem como o Governo, da necessidade de um novo referendo, ou de uma desistência da Brexit, pondo assim de parte a maioria das questões relacionadas com o futuro da União.

Os candidatos que defendam a Brexit não terão outra alternativa que não seja a de afirmarem que irão procurar demonstrar - nas poucas semanas de mandato - que a  União Europeia é um mau projecto.

E que certamente não aceitariam qualquer remuneração, ou que no caso de não a poderem recusar a ofereceriam de imediato a outrem...

"Poucas semanas de mandato" ?

Da amostra até agora, é de recear a manutenção por mais algum (?) tempo da "Brexidiculous" - o ridículo folhetim da Brexit.

Pobres britânicos.

17.Março.2019