"Ponto de vista" - Recenseamento eleitoral: um lapso jornalístico.

 
      Recenseamento eleitoral: um lapso numa publicação.

Não quero deixar de referir que o jornal "Expresso" não publicou no passado sábado a nova versão que lhe remeti (em meados de Julho) de um projecto de artigo que inicialmente eu tinha em princípios de Maio apresentado àquele periódico, visando as eleições europeias que ocorreram em finais daquele mês, tendo - por lapsos meu e do jornal - sido publicado o artigo inicial, sobre cuja eventual aceitação nada me tinha então referido, o que me levou a refazer o texto e a dar-lhe um maior âmbito, propondo então em Julho a sua publicação.

O texto agora dado a lume visava as eleições europeias, como qualquer leitor atento terá deduzido, ficando então obviamente surpreendido sobre a respectiva oportunidade.

Lamento que a nova versão não tivesse sido publicada, pois creio que os leitores a teriam preferido, pois sintetizava o que nestas páginas tenho vindo a escrever sobre o recenseamento eleitoral e suas implicações na arquitectura do Estado em Portugal

Tive também imensa pena que mesmo assim não tivesse sido publicado o parágrafo em que homenageava Jorge Miguéis, subitamente falecido - pois tal referência era afinal a razão primeira do artigo proposto em Maio (e aliás reiterada na versão de Julho).

28. Setembro.2019 (Correcções do texto inicial de18.Agosto.2019)