"Ponto de vista": E se Trump recusar reconhecer a sua derrota?


   E se Trump recusar reconhecer a sua derrota?

D. Trump já deu diversos indícios que apontam para que pondere não aceitar os resultados das próximas eleições presidenciais (princípio de Novembro) caso seja derrotado.

 Já desde há algumas semanas que tem vindo a insistir em que o voto por correspondência é susceptível de distorcer os resultados por - afirma - permitir fraudes maciças.

Trata-se de uma afirmação sem qualquer credibilidade, mas que tem vindo a fazer parte do seu discurso político mais recente, que incita à adopção, em cada Estado, de disposições que dificultem o recurso (legal) a tal modalidade - fingindo esquecer que em tempos de pandemia a necessidade desta mais se impõe.

E, há poucos dias, instado na "sua" Fox News Sunday sobre se aceitaria os resultados eleitorais, respondeu que não iria dizer que sim nem que não, acrescentando que pensava que a votação por correspondência "is going to rig the election" (falsificaria os resultados eleitorais), ao que Chris Wallace (Fox) lhe perguntou "Are you suggesting that you might not accept the results?" (Está a sugerir que poderia não aceitar os resultados ?).

A resposta foi: "I have to see." (Terei que pensar.) !

Por outro lado, confrontado com questões sobre o grande atraso nas sondagens face a Joe Biden, responde sistematicamente que se trata de notícias falsas, ou de resultados não credíveis.

E sublinhou que não é um "good loser" (perdedor fácil).

Tudo aponta para 3 meses de fortes confrontações e manipulações, que podem chegar ao ponto de - como previsto na Constituição - Nancy Pelosi ter que presidir, no princípio de Janeiro, a uma sessão extraordinária do Congresso que proclame Joe Biden como novo Presidente dos EUA...

Caso ocorra, seria um triste espectáculo: um grande país, procurando recuperar de 2 vírus - o SARS-CoV2, e o Trwitter-V1...

26. Julho.2020