"Ponto de vista": EUA - o regresso ao isolacionismo



       EUA - o regresso ao isolacionismo.

Não nos devemos esquecer das características fundamentais da personalidade que foi eleita para o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, e cujo perfil se tornou claramente perceptível muito rapidamente. 

Trata-se essencialmente de um homem de negócios, em que ressaltam uma obsessiva teimosia, uma postura impiedosa pautada vaidade e pelo narcisismo, bem como a tendência para decidir sem ouvir prévia e adequadamente os seus colaboradores.

E como homem de negócios que é pensa acima de tudo em agradar ao seu cliente, que é o eleitor médio americano, proporcionando-lhe aquisições mais vantajosas bem como a possibilidade de encontrar emprego, perspectivas que julga poderem ser obtidas em melhores condições através de tarifas impostas à importação bem como eliminando a imigração ilegal que julga ser uma das causas do  desemprego.

Na mesma perspectiva podem ser enquadradas todas as diligências visando diminuições (selectivas) de certas despesas públicas - ressaltando as que são atribuídas ao ACA ("Obamacare").

Deparamo-nos também com a denúncia de Tratados comerciais, a obsessão com a "big, big, wall", e o combate à imigração.

Juntem-se a tudo isto perspectivas que aparentam privilegiar grupos étnicos e confissões religiosas, bem como uma notória falta de preparação em termos de política internacional, provocando o enfraquecimento das alianças políticas e militares, dentro de uma lógica de subordinação ao respectivo custo financeiro.

Temos então os dados que permitem antever as decisões que vai tomando - muitas vezes de sopetão e logo ao raiar da manhã.

Entretanto o crescimento da economia bem como o comportamento positivo das bolsas, aliados à diminuição do desemprego, têm permitido a manutenção da sua base de apoio político, que vai alimentando com a
sistemática metodologia de acusar os órgãos de informação pública de manipulação de notícias.

Porém, o desrespeito por acordos internacionais - nomeadamente no âmbito da WTO - irá inevitavelmente provocar um conflito comercial, a não ser que as eleições intercalares de Novembro levem. a novas maiorias.

Situação que D. Trump (aka D.Trwitter) usará como nova desculpa para os seus apaniguados...

9. Setembro.2018