"Ponto de vista": Os irreflectidos actos do inquietante Presidente dos EUA.


   Os irreflectidos actos do inquietante Presidente dos EUA.

O recente episódio do drone dos EUA abatido pelo Irão demonstra à saciedade a impreparação e a falta de qualidades mínimas do presidente americano para o exercício das suas funções no que respeita à política internacional e à sua vertente de defesa.

Não devemos esquecer as situações anteriores em que o desejo de mostrar que tinha ao seu dispor um fortíssimo arsenal militar terá contribuído em grande parte para a sua ordem de retaliação contra o presidente sírio aquando dos ataques com armas químicas que terão sido usadas contra rebeldes bem como contra a população civil.

E analogamente contra guerrilheiros talibã através do uso pela primeira vez de uma famosa super-bomba que estava preparada para detonar após longa perfuração no solo.

Do mesmo modo a maneira impante com que se referiu agora ao poderio energético dos Estados Unidos comparando-o com a dependência do Japão e China de fontes de energia exteriores aos  territórios respectivos demonstra uma personalidade infantil desejosa de ser respeitada, recorrendo a birras e a ameaças no caso de tal respeito não ser demonstrado.

Foi certamente neste quadro que sem ouvir adequadamente o General Joseph Dunford, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, terá decidido retaliar contra o Irão ordenando um ataque contra três dispositivos militares daquele país, ao que consta baseado apenas no conselho de John Bolton, cujos pareceres em política de defesa têm sido sempre pautados pelo recurso à força militar.

Alguém contudo o terá feito mudar de ideias (V.Putin?), levando-o argumentar com a desproporcionalidade da operação prevista com o seu custo em mortes.

Isto, a minutos do início das previstas acções militares...

E seguidas de inconvincentes e toscas  declarações roçando o ridículo

Que pensarão agora os Senadores e restantes Congressistas sobre o Presidente que têm ?

Um Presidente que provavelmente não mede as possíveis consequências de decisões que podem suscitar incontroláveis reacções em cadeia, incluindo conflitos militares de alto nível?

Que pensarão os cidadãos americanos?

Numa destituição, antes que aconteça algo de grave - de muito grave - provocado por um menino mimado carente de afectuosos assentimentos e elogios ?

Ou preferirão confiar em militares como o General Hyten que enquanto Comandante das Forças Nucleares dos EUA declarou que antes de obedecer a uma ordem presidencial de uso de armas nucleares verificaria primeiro a sua legalidade ?

E esperando que o seu substituto - desde Abril - pense de igual modo, uma vez que o Gen.Hyten passou a ser o Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas ?

E nós, os não-americanos, que pensamos?
E  que pensamos fazer?

(É que o que o menino Donald Trwitter faz e decide afecta-nos a todos.)

23.Junho.2019.