Ponto de vista" - Google classifica este "blog" como podendo ter informação "sensível"...






 Google classifica este "blog" como podendo ter informação "sensível"...

Quem desejar consultar páginas do presente "blog" deparará com um aviso da Google referindo que poderá conter informação "sensível", remetendo - para mais explicações sobre a sua  politica relativamente a conteúdos - para um volumoso conjunto de linhas orientadoras essencialmente baseadas em lugares-comuns e em meras afirmações sustentadas em simples bom-senso, nelas não se encontrando nenhum local para onde possam ser dirigidos pedidos de esclarecimento, pelo que para se ter acesso ao conteúdo do "blog" é necessário activar uma barra que contem a expressão "compreendi e desejo continuar".

Curiosamente, tal aviso surgiu dois dias depois da publicação de um "ponto de vista" em  que se mencionavam declarações dos Generais Milley, e Hyten (respectivamente Comandante e Vice-Comandante das Forças Armadas) acentuando o seu firme empenho no respeito pela Constituição.

Realçava-se no mesmo "ponto de vista" que as Forças Armadas dos EUA têm uma longa tradição de respeito pela Constituição, consubstanciada em diversas declarações dos seus altos Comandos sobre a sua postura de não intromissão em assuntos políticos, de que se infere que só reconhecerão ordens que sejam legais.

Acrescentava-se o seguinte: 

As Forças Armadas num Estado de direito democrático não deixam de ter uma responsabilidade constitucional
que evidentemente tem que estar apoiada numa sólida interpretação dos desígnios de um país."

Conteúdo "sensível" ?

Por coincidência, entre ontem e anteontem, surgem mais dois episódios - estes bem sensíveis.

O General McConville, Chefe do Estado-Maior do Exército, referindo-se obviamente a afirmações de  D.Trump segundo as quais os chefes militares queriam conflitos armados a fim de satisfazerem as indústrias de armamento, claramente afirmou que tanto ele como os seus pares tomavam sempre de modo muito sério as suas decisões de envio de tropas para combate.
E tornou claro que os militares devem permanecer "apolíticos", nomeadamente em tempos eleitorais.

Tudo isto, enquanto Roger Stone, fiel prosélito de D.Trump (apesar de condenado por crimes de obstrução à Justiça) apela a que D.Trump declare a lei marcial caso o resultado eleitoral lhe seja desfavorável...

Quererá a Google considerar que a postura dos altos responsáveis militares é assunto sensível ? Ou terá sido convidada a considerar que o é ?

13.Setembro.2020.