"Ponto de vista" - Que disse D.Trump ? (Ou a pesquisa da verdade provável...)

   -------Que disse D.Trump ? (Ou a pesquisa da verdade provável...)

A conceituada revista "Atlantic" revelou na passada semana que D. Trump se referiu em 2018 como tendo sido "palermas" ("suckers") ou "perdedores" ("losers") os 2000 Fuzileiros dos EUA que participaram na batalha de Belleau cujo centenário era então celebrado no âmbito das Comemorações do termo da I Guerra Mundial, não se tendo deslocado ao cemitério respectivo devido à chuva.

 Não se fizeram esperar os desmentidos quer da Casa Branca quer do próprio Presidente - este, profundamente decepcionado pelo facto de a sua bem-amada Fox News ter corroborado a Atlantic admitindo que as fontes informativas eram credíveis.

Perante tal situacão, em quem acreditar?

Assim, há que começar pela pesquisa de outras fontes. E verifica-se, nas notícias da época, que todos os outros Chefes de Estado se deslocaram aos locais onde decorriam cerimónias análogas igualmente com chuva intensa.

Por outro lado, constata-se da Imprensa de 2017 que quando D.Trump se deslocou ao Cemitério Nacional de Arlington (onde jazem os militares caídos em combate),  acompanhado pelo General Kelly - cujo filho tinha sido morto em combate no Afganistão - perguntou frente à campa "Que ganhou ele com isso?", frase nunca desmentida e posta em causa (porque se sabe que quem a proferiu não consegue deixar de pensar em negócios, nomeadamente imobiliários,

Perfil que é igualmente o de quem vilmente chamou - como se verifica em  múltiplas consultas a Imprensa - um "vencido" ao Senador John McCain devido a ter sido prisioneiro de guerra no Vietname, afirmando que não era nenhum herói de guerra e que gostava, sim, de pessoas que não tivessem sido capturadas".

Em conclusão, há que admitir face ao perfil de afirmações de D.Trump, que as que nega relativamente aos militares caídos em Belleau, foram provavelmente - talvez mesmo certamente - proferidas.

Estamos numa época em que infelizmente temos que duvidar de quase toda a informação que nos chega de fontes desconhecidas, de modo que, antes de a reexpedirmos, devemos  procurar verificar a sua credibilidade.

E, quando inequivocamente falsa ou tendenciosamente manipulada e orientada num sentido manipulador, deveríamos denunciar tal facto ao autor da transmissão, sugerindo-lhe igual procedimento.

Ideias provavelmente acertadas - mas cuja concretização sistemática se afigura pouco provável, sendo assim de aconselhar "não acreditar logo"...

6.Setembro.2020