"Ponto de vista" - EUA: um país civilizado?

  

    EUA: um país civilizado?


Num país civilizado a campanha eleitoral para a escolha do novo presidente não decorreria com um candidato a referir-se sistematicamente ao seu principal oponente como um "dorminhoco".

Acrescendo que o candidato useiro e vezeiro naquela caracterização era nem mais nem menos do que o próprio presidente.

Também tal presidente-candidato não classificaria o sistema de apuramento de votos por correspondência como gerador de contagens erradas, sem que o seu próprio partido tenha esboçado qualquer tentativa de correcção do sistema acusado de tal permitir.

Tal presidente-candidato não desobedeceria sistematicamente aos conselhos das autoridades sanitárias aquando de disposições tendentes a reduzir os efeitos de pandemias, dando assim um péssimo exemplo à população em geral.

Tal presidente-candidato não faria coro nos seus comícios com quem apelasse à prisão do seu principal oponente, e certamente procuraria conter tais apelos.

Tal presidente-candidato não anunciaria a sua intenção de não reconhecer eventuais contagens de votos desfavoráveis à sua candidatura.

Tal presidente candidato, tendo dúvidas sobre os resultados eleitorais, dirigir-se- ia imediata e publicamente ao seu principal oponente dizendo-lhe algo como "meu caro, devemos felicitar os cidadãos do nosso país pelo modo como decorreram as eleições e a campanha eleitoral, mas tenho dúvidas  sobre os resultados em diversos Estados, pelo que os órgãos da minha candidatura irão interpor apropriados recursos que se espera estejam apreciados até ao momento em que as legislaturas estaduais devam de acordo com a lei indicar os Eleitores que participarão no Colégio eleitoral; e até ao momento em que o Colégio indique o vencedor das eleições limitar- me-ei à gestão dos assuntos correntes, não deixando porém  de consultar o meu caro oponente em casos de urgência; e saúdo-o muito cordialmente".

A pergunta que titula este texto não pode deixar de ter a resposta de que aparentemente uma parte apreciável dos EUA não tem um comportamento civilizado.

Acrescentemos que tudo indica que D.Trump não irá ser o vencedor das actuais eleições.

Mas que não deixará de anunciar que caso não o seja tem a intenção de se candidatar de novo em 2024.

Aproximam-se 4 anos de tensão ?

15.Novembro.2020