Um esquecido 9 de Maio (Dia da Europa)...
A pandemia em curso terá provavelmente contribuído para o esquecimento generalizado da comemoração anual do Dia da Europa - talvez melhor dizendo "Dia da União Europeia" pelo que significa quanto à desejável coesão dos povos que habitam o nosso continente.
Em Portugal, e em diversos Estados-membros da União, prefere-se recordar a adopção de um plano de recuperação e resiliência, rebaptizado como "bazuca", infeliz designação para os seus aspectos de natureza financeira, associando assim esta União a pouco mais do que um banco de investimento.
E, no caso de Portugal, esquecendo o "pormenor" de a dívida pública ter atingido 137 mil milhões de Euros, bem como a falta de explicações públicas e em linguagem acessível sobre o significado dos "3 mil milhões para a TAP" ou dos "2 mil para o Novo Banco".
Importaria aproveitar este momento para se proceder a um largo debate sobre os caminhos que estão a ser seguidos aqui, e na nova União Europeia - "nova", porque o Reino Unido resolveu abandoná-la (até ao momento em que irá refletir sobre o seu regresso...) - onde foi agora lançada a oportuna iniciativa de uma Conferência sobre o Futuro da Europa, aberta a todos os cidadãos.
Importaria também aproveitar este momento para se rever a letra do Hino da União Europeia, em concurso público, no qual se manteria a inicial ideia de Alegria, mas à qual se agregariam as de Fraternidade e de Liberdade.
E promover a sua audição paritariamente com as dos Hinos Nacionais.
Contribuindo, com estas iniciativas, para recordar que a União Europeia deve ser associada a muito mais do que um Banco: a uma União de povos.
De pessoas.
9.Maio.2021
Dia da Europa.
------ Conferência sobre o futuro da Europa:
https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/new-push-european-democracy/conference-future-europe_pt
------- Hino da Europa:
https://m.youtube.com/watch?v=8ZRWW79Mypc