Ponto de vista" - Crise dos equívocos: hipocrisias?


  Crise dos equívocos: hipocrisias?

Segundo o Expresso do passado dia 16  o Ministro da Defesa disse que as  relações entre a tutela e as forças armadas funcionam com toda a normalidade.

Isto, a propósito das relações institucionais entre a tutela e as forças armadas, reiterando nada ter a acrescentar relativamente ao que foi dito pelo Presidente da República.

Todos nós, cidadãos atentos ao regular funcionamento das Instituições, certamente gostaríamos assim de observar um dos possíveis encontros de trabalho entre o Ministro da Defesa Nacional e o Chefe do Estado-Maior da Armada.

Admitindo que em tal reunião, na sequência de uma situação de grave emergência relacionada com salvamento marítimo - ao largo por exemplo da ilha da Madeira - seria necessário analisar o comportamento das forças navais envolvidas em tal operação, obviamente sob orientação do Comandante Naval, e verificar se os meios atribuídos tinham sido compatíveis com a complexidade da operação, situação esta perfeitamente enquadrada no número 6 do artigo 17º da Lei Orgânica de Bases das Forças Armadas, a qual permite (suprema concessão...) que o Chefe do Estado-Maior da Armada se relacione directamente com o Ministro da Defesa Nacional.

Certamente viria a lume o problema da nomeação do novo comandante naval (função aguardando preenchimento) o que aparentemente teria estado na base de divergências que teriam contribuído para o detonar da recente "crise dos equívocos" (que, por não estarem muito claros perante a opinião pública, apelidei de "esquívocos" - esquivas a esclarecimento de equívocos...).

Situação embaraçosa e para a qual seria eventualmente necessário limar arestas que teriam entretanto surgido, e levado a que a citada crise e seus "equívocos" tenham possivelmente sido também um exercício de - hipo (do grego "debaixo") - e de krisia - (também do grego).

Hipocrisia. 

Palavra que não é muito apreciada.

17.Outubro.2021

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . ............

(  https://observador.pt/2021/10/15/ministro-da-defesa-diz-que-relacoes-com-as-forcas-armadas-funcionam-com-toda-a-normalidade/  )

...................

Últimos "Pontos de vista" : 

    Carta aberta ao Presidente da República. 

    "Esquívocos" e deslealdades.

"Pontos de vista" e  outros documentos: a partir daqui.

Lista de "Semimórias": a partir daqui.