.....30.Abril.2022
O simbolismo de duas comemorações
Tendo sabido que o Prof. Jorge Miranda iria em 25 de Abril à Livraria Barata (bastião de luta durante o "Estado Novo " pela liberdade de expressão) falar sobre a génese da Constituição, decidi que a melhor forma de comemorar tal dia seria ir ouvi-lo, com o simbolismo da presença simultânea de um dos prestigiados - aliás o mais conhecido - autores do texto Constitucional, e de um dos participantes na sublevação militar que viria a permitir a respectiva elaboração.
Singela comemoração, que fora precedida no dia 23 por outra, em que fui participar na apresentação do livro "Sonhos da Revolução dos Cravos", em que a Autora, Dra Maria José Maurício, emotivamente nos descreve o decorrer da sublevação militar ocorrida há 48 anos, bem como os sonhos que tal acção - e a nova Constituição dela decorrente - induziram na Autora - pessoa que muito admiro.
Apresentação a convite da Câmara Municipal do Seixal, que demonstrou assim mais um simbolismo: o de a sua modernidade mostrar que o Poder Local é a base da Democracia.
---------
Últimos "Pontos de vista":
Comunidade Europeia de Defesa (1952) : uma nova tentativa?
Um país que esquece os Deficientes das suas Forças Armadas...
Jornalismo: factos, fontes, e opiniões
"Pontos de vista" e outros documentos: a partir daqui.