.......30.Outubro.2023
Um extraordinário discurso, em
https://youtu.be/5Yhw8tG4dAU?si=At-ZsKX3HCx9ZX5R
E a sua leitura vale também a pena:
(Custódia Casanova, Presidente da Junta de Freguesis de Pavia, na sua Tomada de Posse, em 2021.):
Caras amigas e amigos: é com enorme alegria que vos agradeço o facto de terem vindo a esta Assembleia!
Muito obrigada também, por terem exercido esse extraordinário direito e dever de cidadania que é votar!
Esta vossa postura política, votando e agora participando nesta Assembleia, causam-me uma grande satisfação pois elas são o exemplo de que a Democracia em Portugal está viva!
O poder Local é a base da Democracia!
Espero poder continuar a contar convosco nas Assembleias de Freguesia que se realizam de 3 em 3 meses e nas reuniões quinzenais do executivo da Junta.
Todas elas são públicas e todos podem assistir e participar desde que cumpramos as medidas de segurança decretadas.
É nestas reuniões que poderemos fazer-nos ouvir e dialogar pois haverá sempre um período destinado precisamente à participação das pessoas.
Cultivando estes mecanismos de proximidade que a Democracia nos oferece, estamos confiantes que a nossa actuação será transparente e permitirá uma efectiva participação de todos.
Foi também por acreditarmos que é possível melhorar a comunicação entre os fregueses e os eleitos, ouvindo aqueles e dando a conhecer as nossas opiniões que aceitámos empenharmo-nos neste projecto de participação política!
Tal como vós, amo a nossa terra e, reconhecendo o trabalho aqui desenvolvido anteriormente, pensamos que podemos melhorar e desenvolver ou seja, fazer RENASCER Pavia e Malarranha, em áreas que têm sido desvalorizadas.
A nossa candidatura, já o afirmámos várias vezes, não foi contra ninguém!
O nosso relacionamento de proximidade na vida quotidiana, permite-nos afirmar sem vaidade, que somos pela inclusão e pelo diálogo!
E acreditamos que são valores que podem contribuir para melhorar a vida dos cidadãos!
Todos merecem o nosso respeito e atenção! Seremos os representantes de todos vós, independentemente de qualquer partido!
O nosso compromisso e preocupação é trabalhar para as Pessoas e estamos convictos que possuímos ideias, vontade e capacidade para desenvolver a nossa freguesia.
Por isso, não nos pouparemos a esforços para, em conjunto com o povo de Pavia e Malarranha, apostar no desenvolvimento da nossa terra.
Não obstante a nossa vontade de melhorar a nossa freguesia, não nos consideramos os únicos detentores da verdade e, se durante o mandato surgirem outras ideias que mereçam o apoio dos fregueses, estaremos disponíveis para as apreciar e concretizar, se o objectivo for melhorar a vida de todos.
Queremos cumprir o nosso programa que foi construído com a participação daqueles que em reuniões ou individualmente nos fizeram chegar ideias, sugestões para a resolução de problemas existentes, bem como do nosso próprio conhecimento da realidade.
Para tal, contamos com o Município de Mora, que queremos desde já felicitar na pessoa dos eleitos aqui presentes – Paula Chuço, Hugo Carreiras e António Ferreira, e também
dos eleitos da CDU – Marco Calhau e Luís Branco, em parceria com os quais, apostaremos em medidas geradoras de desenvolvimento, que tragam trabalho, condição essencial para fixação de pessoas, sobretudo jovens, e
permitindo que a concretização dos seus sonhos e da sua felicidade se possa fazer sem viver longe da sua família e dos seus amigos.
Estamos conscientes que as atribuições do Poder Local, sobretudo das freguesias, têm limites previstos pela lei,
mas sabemos também que o nosso Programa e o nosso trabalho podem contribuir para rentabilizar as potencialidades da nossa freguesia criando dinâmicas que permitam alcançar maior visibilidade da nossa Cultura e Património.
A vós, jovens amigas e amigos, muito obrigada por terem votado!
Sinto que valeu a pena apelar ao vosso direito e dever de votar, lembrando-vos que os vossos pais e avós apenas puderam fazê-lo livremente - depois da Revolução do 25 de Abril!
A vós, amigas e amigos que, como eu, temos mais alguma experiência de vida, obrigada também por terem participado no acto de votar!
Todos contribuímos para baixar no nosso concelho, esse flagelo da Democracia que é a abstenção!
Parafraseando Luís Costa Correia, estimado Capitão de Abril, a saúde política do país melhorará quando os eleitores melhor conhecerem os que escolhem,
e é nas eleições autárquicas que podemos escolher e valorizar as Pessoas que nos são próximas para a gestão das coisas públicas!
Um obrigada também a toda a Equipa do RENASCER MORA que nos ajudou a conseguir a nossa eleição!
Quero também saudar – Pedro Matos, Rogério Rosado e Liliana Rosado, eleitos pela CDU para esta esta Assembleia!⅘
Por fim, mas não menos importante, em nome de:
Alexandre Maia, Margarida Nunes, Joaquim Condeço, Patrícia Botas, José Rodrigues, Cidália Vidigal, Jorge Bicho, Paula Martins, Manuel Caeiro, Maria Manuela Soeiro, Valter Dias, Paulo Caeiro, Florbela Vidigal, João Paulo Alves, Joaquim Caeiro, Inês Simões, Ivo Marques, Tiago Pereira, Gertrudes Rato e em meu nome ,
Queremos agradecer-vos, caros fregueses e amigos, o vosso voto de confiança em nós!
Não nos pouparemos a esforços para merecer esse vosso gesto!
"Temos muito trabalho para fazer,
mas Portugal e Pavia não se fizeram num dia"!
Juntos vamos contribuir para colocar Pavia e Malarranha no mapa das mais belas vilas e aldeias do nosso país!
Muito obrigada.!
............