Tsushima - o primeiro sinal.

     Completam-se depois de amanhã 110 anos sobre a batalha naval de Tsushima, em que a Marinha japonesa aniquilou uma importante esquadra russa, o que constituiu a primeira vitória significativa de um Estado não europeu sobre uma potência ocidental.

     Foi o primeiro sinal inequívoco de que estavam a mudar os ventos da História, após cerca de 500 anos sobre o início da expansão via marítima de diversos países europeus, de que Portugal foi o primeiro exemplo mais significativo.

     250 anos passaram desde o início da ocupação de novos territórios em África e nas Américas para que estas iniciassem o caminho das suas independências, percurso terminado em cerca de 100 anos.

     No século XIX assiste-se igualmente à abolição formal da escravatura, e à partilha do continente africano pelas potências coloniais, bem como à redistribuição no continente asiático das zonas de suserania exterior sobre Estados e Nações, tentando a Europa - e os EUA - assegurar o que pensariam ser uma divisão definitiva do globo em termos de áreas de influência.

     O final do séc.XIX e o princípio do seguinte foram assim abalados, quando tudo se desenhava no espírito das potências dominantes no sentido de uma estabilização das fronteiras entre Estados e da redistribuição de área de domínio ou de influência, pela derrota da Rússia face ao Japão, num primeiro aviso de que a expansão conseguida não poderia ser mantida por muito tempo.

     E os conflitos que eclodiram depois na Europa, com as duas Grandes Guerras, e os seus reflexos nos territórios ocupados tanto em África como na Ásia, enfraqueceram decisivamente as potências colonizadoras incapacitando-as de assegurarem o domínio que exerciam por meios militares.

     Ao mesmo tempo, as ideias de liberdade e igualdade entre pessoas e povos, decisivas nas independências ocorridas nas Américas, firmaram o seu caminho permitindo a reorganização de diversos povos da Ásia em novos Estados, através de matrizes étnicas ou de natureza confessional, e a congregação de outros, nomeadamente em África, dentro das fronteiras herdadas das imposições coloniais.

     Tsushima foi assim um primeiro sinal das mudanças profundas que viriam a ocorrer no século XX. Oxalá possa também constituir uma lição para os construtores da História, apontando caminhos para um progresso da Humanidade baseado no conhecimento e na equidade.

     24.Maio.2015.