"Ponto de vista" - Ministério Público acusa jornalistas. Só ?


   Ministério Público acusa jornalistas. Só ?

Conforme foi noticiado recentemente o Ministério Público deduziu acusação contra 13 jornalistas por violação do segredo de justiça no caso em que o ex-primeiro-ministro José Sócrates Pinto de Sousa é suspeito de branqueamento de capitais, corrupção e fraude fiscal, sendo a acusação respeitante à fase do processo em que nem sequer os advogados de defesa podiam consultar o processo.

Não veio a público, porém, qualquer notícia sobre acusações a quem tenha transmitido aos citados jornalistas a informação violadora de segredo de justiça - esta muito mais grave porque provavelmente situada na fonte primordial do processo.

Recorde-se que no presente mês se completa um ano desde que foram transcritas na Imprensa as gravações de interrogatórios conduzidos pelo Ministério Público no DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal) no âmbito do citado processo.

E é importante lembrar que, como então afirmei nestas mesmas páginas, não se deve esperar que seja o próprio departamento do Ministério Público possivelmente responsável pelas fugas de informação a entidade designada para investigar o assunto, pois existe uma "Inspecção do Ministério Público".

E não seria aparentemente muito difícil proceder-se a uma investigação, pois o número de potencias suspeitos não excederá provavelmente uma meia dúzia - se tanto.

Pelos vistos, pensa-se no Ministério Público que "matar o mensageiro" - ou seja, acusar os jornalistas - resolve o assunto da incriminação por quebra do dever de segredo de justiça, que contudo terá provavelmente tido a sua génese a montante da Imprensa.

No próprio Ministério Público ?

12.Junho.2016.