"Ponto de vista" - Ensaio : Proema - neologismo irresistível...

..............
29.Maio.2018

"Ponto de vista" - Ensaio : 

      Proema - neologismo irresistível.

Há algum tempo tinha pensado "registar no Google" um neologismo caracterizador de muita poesia que no meu entender não passaria de prosa em que as mudanças de linha assumiam um papel determinante (e nalguns casos acompanhadas de intercalação de espaços, ou de mudanças duplas e triplas de linhas, bem como de outras formas de arrumação visual).

Tal neologismo seria obviamente "proesia", mas cedo verifiquei que já estava registado na talvez principal - se não única... - forma de registo actual de vocábulos (o já citado motor de pesquisa "Google"), como se pode constatar no exemplo decorrente da seguinte hiperligação ("link") :  " Proesia ", em que se pode ler o seguinte:

" Não tenho governo sobre os meus sonhos.
São como poesia que nascem do entulho
ou como um pezinho de abóbora
que germina nas cinzas de um toco."

E agora, eliminando os separadores de linhas:

" Não tenho governo sobre os meus sonhos. São como poesia que nascem do entulho ou como um pezinho de abóbora que germina nas cinzas de um toco."

(E esta composição não é das mais representativas da nova forma de fazer "proesia" ...)

Ou:

" E esta
                      composição
       não é das mais

representativas

                                     da nova forma de

             fazer "proesia" ..."

Então, após concluir que o vocábulo "proesia" já estava registado, lembrei-me de uma alternativa.

"Proema" !

Rápida "pesquigla" levou-me à conclusão de poder deste modo registar um neogooglismo - perdão, um neologismo, elegendo como testemunha a distinta Linguista, minha Sobrinha, Dra.Hermínia de Castro - ilustre defensora da língua portuguesa face à intromissão da Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 sobre o por esta designado "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa".

E assim, após profundo labor e reflexão em busca de algo que me abrisse lugar na lista de criadores na área linguística , registo então o neologismo "proema", confirmando-o pela imediata aplicação num

  Proema:

    O Neologista

E assim,
após profundo labor e reflexão
em busca de algo
que me abrisse lugar
       na lista de criadores

           na área linguística ,
registo então o neologismo

           "proema",

confirmando-o
                              pela sua imediata

            aplicação.

27
de Maio
de
2018.