"Ponto de vista": - Martin Rees: a eternidade ao nosso alcance.


      Martin Rees: a eternidade ao nosso alcance.

O semanário Expresso de ontem apresenta-nos através de Paulo Anunciação um resumo de muitas das ideias que conhecido cientista Martin Rees tem publicado sobre o futuro do mundo.

Entre tais perspectivas ressalta a possibilidade de os seres humanos aproveitarem as novas e poderosas tecnologias genéticas e cibernéticas para evoluírem no sentido de se transformarem numa nova espécie, que poderia vir a ser totalmente electrónica e com inteligência inorgânica.

Martin Rees conclui, quanto a este tema, que tais "ciberhumanos", nossos descendentes, poderiam sobreviver fora da Terra sem necessidade da nossa biosfera, expandindo-se para lá do sistema solar.

Penso porém ser desejável que houvesse uma matriz na concepção de tais seres que os condicionasse no sentido de não poderem interferir na evolução normal da espécie humana actual, o que requereria longas discussões de natureza ética e científica, bem como a adopção de políticas comuns que impedissem desenvolvimentos de natureza conflitual como os que já se desenham no horizonte a propósito de "soldados-robôs".

Entretanto, começa a formar-se no pensamento de alguns a ideia da abertura de  uma "pasta electrónica individual" onde o seu criador arquivaria todos os dados que considerasse susceptíveis de permitirem reconstituir a sua vida e as suas ideias, total ou parcialmente.

Tal pasta, protegida por meios impeditivos da mudança da informação nela contida, constituiria de algum modo um modo de manutenção do seu autor no Universo, pois qualquer expedição de ciberhumanos não deixaria por certo de transportar nos seus "cérebros" a História do Homo Sapiens Sapiens, assegurando assim - com alguma probabilidade de sucesso - uma forma de  permanência na eternidade.

E onde guardar tal pasta?

Certamente haverá em breve iniciativas em tal sentido, dirigidas a quem não se satisfaça com as possibilidades já existentes.

6.Janeiro.2019