"Ponto de vista": A "surpresa" da abstenção nas legislativas de 2019.



  A "surpresa" da abstenção nas legislativas de 2019.

Nas próximas eleições legislativas, que ocorrerão no próximo dia 6 de Outubro, admitindo que  o número total de votantes pouco diferirá dos 5,4 milhões de votantes nas legislativas de 2015,  a abstenção oficial subirá  porém dos 44 % de então para cerca de 50 % .

E porquê ?

A razão está no facto de haver agora muito mais emigrantes nos cadernos eleitorais, uma vez que o novo sistema de recenseamento eleitoral aprovado em Maio de 2018 pela Assembleia da República ter passado a incluir todos os cidadãos nacionais detentores de documento de identificação civil (bilhete de identidade, cartão de cidadão, passaporte), tendo assim o universo eleitoral nas próximas eleições legislativas atingido cerca de 10,3 milhões.

Este grande aumento (de mais de 1 milhão de eleitores) distorcerá assim as análises comparativas baseadas em percentagens de  abstencionistas, e que terão que passar a analisar, por exemplo, a variação do total de votantes.

Pouco ou nada foi feito até agora para preparar os cidadãos para esta nova situação, acrescendo que como nas eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira só podem votar os residentes na Região este tipo de questões não se coloca, pelo que a "surpresa" do "aumento" da abstenção atingirá muitos cidadãos.

Que poderão ser menos caso a Comissão Nacional de Eleições proceda às apropriadas diligências no sentido de promover adequados esclarecimentos.

22. Setembro. 2019