"Ponto de vista": Uma gaiola dourada.


Conforme noticia a Imprensa, por despacho conjunto dos Ministérios da Administração Interna (MAI) e da Defesa Nacional foi nomeado o ex-director nacional da PSP Paulo Gomes para oficial de ligação do MAI na embaixada de Portugal em Paris. Tal posto terá sido criado especialmente para Paulo Gomes, que apresentou recentemente a demissão do seu cargo na PSP, na sequência dos incidentes ocorridos na manifestação das forças de segurança junto ao Parlamento.

Seja qual for a explicação que o Ministro da Administração Interna dê no Parlamento - onde aliás também deveria ser solicitado apropriado esclarecimento ao Ministro dos Negócios Estrangeiros - anota-se desde já a inconsistência aparente do procedimento desde que se deram os incidentes na escadaria de acesso ao Parlamento, começando por uma demissão não explicada, para depois se dar uma substituição igualmente surpreendente e, para finalizar, uma nomeação para uma "gaiola dourada", pois se tratou da criação de um lugar aparentemente destinado a uma pessoa definida, sem concurso público ou sequer existência de um comunicado explicativo - este, o mínimo que se poderia esperar de um governo que quisesse ter uma aceitável política de informação.

Tudo poderá levar a crer que Paulo Gomes tenha solicitado directivas precisas para fazer face a uma situação que poderia degenerar em violência, dada até a existência de antecedentes de tal ordem em manifestação anterior há alguns anos, e que tais directivas não lhe tenham sido dadas com clareza, pelo que terá assim apresentado a sua demissão.

Ficaria assim bem visível o possível sentimento de culpa do Ministro M.Macedo que o terá levado a conseguir a criação de um cargo em tão anómalas circunstâncias, prosseguindo assim uma política de emigração dos nossos melhores quadros...

Esperemos entretanto que nas escadarias de acesso ao edifício da Assembleia da República não surjam tabuletas indicando "Paris - 1750 km".

15.Dezembro.2013.