"Ponto de vista": Moralidade e religiões.

Moralidade e religiões.

Há 60 anos faleceu Alan Turing, um génio na área das matemáticas e considerado percursor das ciências de computação, que igualmente ficou célebre pela sua acção no decorrer da Guerra mundial de 1939/45 enquanto responsável pelo desenvolvimento de técnicas de decifração de mensagens das Forças Armadas alemãs que permitiram sucessos militares altamente importantes.

Não se sabe se a sua morte foi suicídio mas admite-se que em tal caso a razão teria sido a profunda depressão em que entrou após ter sido objecto de castração química como pena alternativa (à de prisão) por que teria optado por ter sido condenado por homossexualidade, então considerada crime no Reino Unido.

E só recentemente, há cerca de 6 meses, é que à sua memória foi concedido um "perdão" oficial.

Por outro lado: há poucos dias o auto-designado Exército da Síria e do Levante emitiu um ultimato aos cristãos residentes na cidade de Mossul impondo a escolha - para continuarem a residir na cidade - entre o pagamento de um imposto, a conversão ao islamismo, ou a morte "pela espada".

Dois exemplos que mostram o quão atrasada está a Humanidade no que respeita ao estabelecimento de códigos religiosos e de moralidade.

Quantas gerações ocorrerão até que o aumento e a melhoria da informação e da educação levem ao estabelecimento generalizado de regimes democráticos onde tais exemplos deixem de poder ocorrer ?

20.Julho.2014.