"Ponto de vista": A previsįvel Brexit...


   A previsível Brexit...

Desde o início da adesão do Reino Unido à União Europeia que se percebeu que tratar-se de um processo de reserva mental, nomeadamente quando M.Thatcher declarou, em famosa expressão, "I want my money back" (obtendo aliás tal compromisso das instituições comunitárias de então).

Seguiu-se um constante processo de cláusulas de excepção, de que o último episódio foi o inconcebível conjunto de cedências a D.Cameron para que este político pudesse brandir no seu regresso a Londres procurando assim suster a abertura de uma caixa de Pandora num processo que ele mesmo tinha desencadeado visando meramente a sua sustentação no Poder.

Já receosos das consequências da Brexit no plano "nacional" (porque o Reino pode vir a deixar de ser unido...) e também nas suas implicações internacionais e respectivos impactos internos, muitos britânicos já denotam preocupação pelo ocorrido, cientes porém de que num (improvável) retorno não haveria qualquer "money back"...

Ė evidente, por outro lado, que o sucedido foi um catalisador potencialmente detonador de um processo de transformação da União Europeia.

E, como já expressei nestas páginas, se os catalisadores externos podem suscitar em auto-organizações processos de evolução para níveis superiores de maior eficácia, já os de natureza interna podem dar origem a fases regressivas - situação a que os cidadãos defensores dos ideais europeus, e os seus representantes eleitos, devem estar atentos.

E sem esquecerem o que não tem estado presente: a assunção de um novo Espírito Europeu, em que as pessoas estejam em primeiro lugar, e a participação política seja incentivada a partir da base.

26.Junho.2016