"Ponto de vista": Estará o sistema democrático em regressão no mundo ?


   Estará o sistema democrático em regressão no mundo ?

Adensam-se sinais preocupantes sobre a qualidade dos sistemas políticos a nível mundial, sentimento para que concorrem eleições de políticos notoriamente demagógicos e campanhas eleitorais em que nomes com S,Berlusconi regressam à ribalta demonstrando capacidade para obterem a adesão de apreciáveis camadas de aderentes.

Mesmo na própria União Europeia ressaltam movimentos políticos extremistas em crescimento que indiciam potenciais abusos de poder caso obtenham o poder político, como serão os casos da própria Alemanha, Países Baixos, França, Dinamarca, para além da já citada Itália, e aos que se deve acrescentar o caso da Áustria.

E não se pode obviamente esquecer o que ocorre na Polónia, República Checa, e Hungria, em que os partidos dominantes assumem posições xenófobas.

No resto do mundo avolumam-se sinais de crescimento do autoritarismo e de xenofobia - a que nem os Estados Unidos da América escapam dadas as opiniões e iniciativas do seu Presidente quanto a imigrantes - restando (não exaustivamente) alguma "ilhas" plenamente democráticas como o Canadá, o Japão, Coreia do Sul, a Austrália, e Nova Zelândia, seguidas pela generalidade dos Estados das Américas Central e do Sul, alguns em África, bem como a Índia, e sem esquecer Timor-Leste.

A China, com o seu modelo de capitalismo de Estado, tem controlado toda a sua imensa população com um férreo controle dos sistemas de comunicação e de informação pessoal, sem aparente grande oposição interna dado o aumento dos rendimentos da população - enquanto por outro lado e em outros países grandes empresas ajudam à manutenção no poder político de sistemas presidencialistas de cariz autoritário.

As chamadas "redes sociais" e a televisão encarregam-se, por sua vez, de anestesiar a convivência directa, elemento essencial para a manutenção e aprofundamento dos sistemas democráticos.

A liberdade de expressão, pedra de toque da democracia, está assim paradoxalmente mais ameaçada num mundo em que de modo crescente há mais informação.

E só com modificações estruturais nos sistemas políticos visando privilegiar a democracia de base é que poderemos ambicionar viver fora de "rebanhos" controlados.

25.Fevereiro,2018.