"Ponto de vista": China: 1984. Admirável Mundo Novo. E o receio de S. Hawking.


     China: 1984. Admirável Mundo Novo. E o receio de S. Hawking.

Alguma notícias recentes, ambas da China, fazem lembrar dois livros que foram publicados na primeira metade do século passado e  cujas previsões estão em vias de se tornarem premonitórias: "1984", de G.Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de A.Huxley.

Uma das notícias  refere que com o recurso à inteligência artificial e à robótica uma estação televisiva emite sem interrupções um noticiário em actualização permanente, em que o jornalista é uma figura robótica que parece mesmo uma pessoa uma vez que acentua palavras e frases com movimentos de cabeça, braços, pálpebras, olhos, e músculos faciais que induzem a sensação de se estar perante uma pessoa real.

Outras notícias elogiam diversos sucessos do reconhecimento facial por meios electrónicos, desde a prisão de um cidadão que, procurado pela polícia, foi descoberto no meio de uma multidão, à emissão automática de bilhetes de comboio a pessoas em longas filas de espera.

Se acrescentarmos a constatação da existência de um controle total sobre a informação circulante, nomeadamente na Internet, bem como o do comportamento de minorias étnicas ou de crentes em algumas religiões, verificamos que com o desenvolvimento  do tratamento da informação e da robótica o Estado policial e de controle previsto por A.Huxley e G.Orwell já se apresenta como uma realidade em vias de concretização - que muitos ditadores gostariam de poder imitar a aproveitar caso dispusessem de análogos sistemas tecnológicos.

O panorama apresentado poderá tornar-se muito mais sinistro caso se confirmem os receios anunciados por S.Hawking pouco antes de falecer, alertando para a possibilidade de os cidadãos mais ricos, ou detendo grandes capacidades de intervenção ou decisão, conseguirem obter aperfeiçoamentos biónicos e genéticos, inclusivamente para os seus descendentes, possibilitando assim a existência de "seres superiores" com mais condições para obterem e perpetuarem um domínio político global sobre os restantes.

Entramos em campos desconhecidos, em que clássicos conceitos nomeadamente nas áreas da Filosofia e da Ética irão ser postos em causa.

E, caso haja mutações conceptuais, eventual e provavelmente não totalmente partilhadas, como se imporão as que irão prevalecer?

Um pequeno exemplo, passando ao lado,  de consensos que parecem terem criado raizes como os que respeitam ao uso de armas nucleares, é o das tentativas de proibição de fabrico de autómatos armados...

Num momento em que mais se torna necessária a existência de dirigentes que compreendam a necessidade de olharem para a Humanidade de uma forma concertada e um diálogo, é com preocupação que se assiste à proliferação de regimes autoritários.

Jorge, António : tendes o dever de procurar caminhos.

11. Novembro.2018

(Para quem não queira perder tempo a pensar em quem me refiro terei muito gosto em responder a partir de lmdccorreia@gmail.com )