"Ponto de vista"- Reino Unido: um comportamento lamentável no Parlamento Europeu.



     Reino Unido: um comportamento lamentável no Parlamento Europeu.

A cena não deve ter deixado de chocar a grande maioria dos cidadãos britânicos, obviamente incluindo quiçá a dos adeptos da saída da UE: os deputados eleitos pelo partido "Brexit" viraram-se de costas enquanto era cantado o Hino da União Europeia perante o Parlamento Europeu, em pleno e solene acto de posse.

Que falta de classe, em perfeita sintonia com o perfil trauliteiro de Nigel Farage, que não conseguiu imaginar que seria mais polido terem adoptado a postura de não acompanharem os aplausos finais, o que certamente não deixaria de ser focado pelos jornalistas e operadores audiovisuais.

Imaginemos que ocorrerá uma viragem na política britânica e que a Brexit é substituída por uma declaração de permanência na sequência de um eventual novo referendo.

Que farão tais deputados ?

Continuarão, durante as sessões parlamentares, sempre em pé e de costas?

Irão abster-se em todas as votações?

Ou optarão por faltar às votações, arrostando com as inerentes sanções?

Mas caso se concretize a Brexit, não deixarão de contemplar o declínio em que o Reino Unido inevitavelmente cairá, lambendo as feridas sob o manto protector dos seus patrões americanos, e tentando desesperadamente evitar uma "Scotexit"...

E tudo isto, depois do deprimente espectáculo de três frustrantes anos de tentativas para a obtenção de um acordo de saída em que as dificuldades provinham mais de questões internas do que de objecções da União Europeia, implorando agora que seja encontrada uma solução que lhe permita minorar o desastre económico e financeiro que se adivinha venha a ser provocado pela Brexit...

...Que infelizmente irá igualmente reduzir a capacidade global da União Europeia.

"Pérfida Albion" ?

7.Julho.2019