...... 25.Dezembro.2019

Comentário ao último "Ponto de vista" (Ergue-te, Europa !):

Comentário de um leitor (Almirante João Nobre de Carvalho):

Apesar de ter consciência das minhas limitações em matéria de economia  e finanças, eis as minhas reflexões:.
Primeiro, parece-me que estamos numa “Desunião Europeia”, com a saída do Reino Unido e o acentuar de conceitos de democracia musculada nos Estados do Leste, nomeadamente na Polónia, bem como importantes interesses estratégicos divergentes entre a França e a Alemanha. A Sul, Portugal parece-me estar com a economia cada vez mais estagnada e divergente relativamente ao progresso dos membros  a Norte e a Leste. A questão da imigração, nomeadamente a muçulmana, é vista de modo bastante diferente pela França e Alemanha e pelos Estados do Leste. Não vejo um plano credível da Europa para estabilizar os países africanos em termos de segurança e económicos para reduzir as tentativas de imigração anárquica para Norte. Vai haver uma Cimeira EU-África, aguardemos o resultado. Parece-me que a imigração tem de ser selectiva, escolhendo os imigrantes com capacidades para trabalharem entre nós, preferencialmente de língua portuguesa.
No jardim à beira-mar plantado continuamos a viver com dificuldade, espartilhados pelos juros, por enquanto mínimos, de uma dívida enorme, o Estado com um aparelho administrativo enorme, a começar pela dimensão do Governo, as Empresas e os cidadãos afogadas em impostos. Um esquema de grandes atrasos nos pagamentos entre os actores da economia, a começar pelo Estado, que provoca custos acrescidos.
A Presidente da Comissão Europeia parece estar a colocar a tónica da politica da UE no combate às alterações climáticas. Parece-me não haver vantagem em que a EU exagere neste campo, porque vai ser muito difícil convencer a Índia, a Indonésia, outros países do SE asiático a tomar medidas para abdicar das suas fontes energéticas baratas que lhes permitem desenvolver a economia. Mesmo que a UE recorra à imposição de taxas aos mais poluidores, afigura-se que vai ser complicado. Notei  que a Presidente da Comissão falou em apoiar a ligação da rede eléctrica de Portugal e Espanha à rede francesa e alemã além Pirinéus, o que me parece fazer sentido para nós, pois tem sido combatido pela França e outros.
Sobre a política externa da UE, a prática tem demonstrado grandes divergências na actuação na Síria e na Líbia, por exemplo.
Relativamente à Defesa, nem sei o que diga. Adriano Moreira diz que a UE devia começar por assentar num Conceito Estratégico. Agora com a saída do Reino Unido e os EUA a distanciarem-se, temos de ter cuidado com a posição portuguesa, para preservar a defesa dos nossos interesses. Parece-me que a importância estratégica dos Açores irá aumentar."
Eis alguns breves comentários a estas francas e, na sua maioria, certeiras observações:

"A Sul, Portugal parece-me estar com a economia cada vez mais estagnada e divergente relativamente ao progresso dos membros  a Norte e a Leste.":

    - Comentário: o Conselho Europeu deveria solicitar ao Banco Europeu de Investimento que criasse grandes linhas de crédito para os países que, apesar dos esforços da Comissão Europeia no que respeita a planos de desenvolvimento regionais  continuam ainda bastante atrasados em Estados-membros como Portugal.

"Não vejo um plano credível da Europa para estabilizar os países africanos em termos de segurança e económicos para reduzir as tentativas de imigração anárquica para Norte. Vai haver uma Cimeira EU-África - aguardemos o resultado'":

    - Comentário: há que distinguir os pedidos de asilo e os de imigração económica; os de asilo tēm uma tramitação que parece aceitável, excepto se entrarem no campo dos genocídios; e quanto aos segundos a União Europeia deveria lançar uma espécie de plano Marshall visando os países dos quais tais pedidos surjem; não esqueçamos o que foi feito relativamente à Turquia no que respeita a um enorme auxílio financeiro visando os imigrados sírios desviando-os assim dos caminhos para a Europa.

"Sobre a política externa da UE, a prática tem demonstrado grandes divergências na actuação na Síria e na Líbia, por exemplo.

Relativamente à Defesa, nem sei o que diga. Adriano Moreira diz que a UE devia começar por assentar num Conceito Estratégico. Agora com a saída do Reino Unido e os EUA a distanciarem-se, temos de ter cuidado com a posição portuguesa, para preservar a defesa dos nossos interesses. Parece-me que a importância estratégica dos Açores irá aumentar."
- Comentário: a saída do Reino Unido implica a necessidade de uma revisão dos actuais Tratados, que devem dar mais preponderância às políticas de defesa e segurança."

25.Dezembro.2019

....................................

- Arquivo de "Pontos de vista", e de outros documentos: ver a partir daqui.
Lista de "Semimórias": a partir daqui.