Arq.Guilherme Câncio Martins, o projecto de uma Nova Cidade - um livro fundamental

 ......7.Janeiro.2021

O Eng.ºJoão Cravinho apresentou ontem no Grémio Literário, em abrangente intervenção, um notável livro do Arq. Guilherme Câncio Martins sobre a concepção, projecto e execução de uma nova urbe - Santo André - em arrojada e inovadora iniciativa, cuja perspectiva de futuro se torna actual num momento em que  pandemia e telecomunicaçōes se unem,  de modo paradoxal, com o inevitável  objectivo da pesquisa de uma nova forma de habitarmos o globo de um modo mais equilibrado.

Segundo João Cravinho, da obra de Guilherme Câncio Martins ressalta a imperiosa necessidade de se repensar o Porto de Sines para cujo apoio foi Santo André, uma verdadeira alternativa como  fachada atlântica europeia e de ligação à eventual rota da seda, numa ocupação equilibrada do litoral.

No livro, prefaciado pelo distinto Prof. Jorge Gaspar, perpassam as imagens de invulgares espíritos de referência como - entre muitos outros - o Arq. João Faria da Costa e o Eng.º António Martins (que, recentemente falecido, por certo teria muito apreciado estar presente no Grémio). 

...........................................

Último "Ponto de vista" - Sobre a eleição do próximo Presidente da República.

Arquivo de "Pontos de vista", e de outros documentos: ver a partir daqui.

Lista de "Semimórias": a partir daqui.