Intrigante ausência do Presidente do Supremo Tribunal no julgamento de Don Trump.

  .....13.Fevereiro 

Intrigante ausência do Presidente do Supremo Tribunal no julgamento de Don Trump.

O que se passa nos EUA interessa a qualquer cidadão que tenha presente a importância daquele país em todo o mundo, pelo que merece atenção a recusa do Juiz J.Roberts em presidir ao julgamento da impugnação a Don Trump (Don Truitter...), como está constitucionalmente estabelecido.

Eis assim um interessante artigo a propósito:


Quereria o Juiz significar que a impugnação era e é inconstitucional devido a não influir no resultado político já assente a partir do momento do juramento do novo Presidente?
(Esta minha explicação é diferente da aventada no final daquele artigo, mas foi a que me surgiu logo aquando da decisão do Presidente Roberts - porém tem uma falha institucional: é que a impugnação foi iniciada ainda na vigência do mandato de Don Trump. 
Poucos dias, mas - terá pensado o Juiz - seriam insuficientes para o processo estar concluido antes de 20 de Janeiro, dia da posse de J.Biden.)
Questão jurídico-constitucional que poderá levar a discussões no futuro?
O Supremo não terá assim a obrigação de julgar o seu próprio Presidente,  talvez até a solicitação do próprio, a fim de se obrigar  à existência de uma interpretação constitucional?

Último "Ponto de vista": Um novo jornal. Independente. Precisa-se. 

Arquivo de "Pontos de vista", e de outros documentos: ver a partir daqui.

Lista de "Semimórias": a partir daqui.