A Conferência sobre o futuro da Europa - e a sua Defesa.

  ....2.Maio.2021

A Conferência sobre o futuro da Europa - e a sua Defesa.


A EuroDefense Portugal distribuiu recentemente a sua Carta Mensal  ("Newsletter", em bom "portinglês...") relatando as múltiplas iniciativas que tem concretizado e as que estão agendadas, bem como as que outras entidades - nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito da União Europeia - têm desenvolvido ou estão projectadas.

Iniciativas que, como é salientado na respectiva nota Editorial, ocorrem na sua maioria num semestre em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia e à Rede EuroDefense - nesta, representada pelo seu Presidente, Dr. António Figueiredo Lopes, prestigiada personalidade que entre outros relevantes cargos foi responsável pela pasta ministerial da Defesa Nacional.

Deste modo, na reunião de Presidentes e da Conferência Internacional da Rede EuroDefense - a realizar em Junho em Lisboa -  será analisado o estado da Nova Arquitectura para a Defesa Europeia, bem como aspectos mais específicos relativamente à área digital e à transição energética.

Semestre este em que a importante Conferência sobre o futuro da Europa dá os seus primeiros passos, visando obter uma grande mobilização dos Europeus para participarem na definição dos seus destinos.

O que implica necessariamente que a Conferência de Junho estabeleça uma perspectiva de grande ligação com a que - embora em planos e perspectivas diferentes - se irá desenvolver com um horizonte mais abrangente.
 
2. Maio.2021

Último "Ponto de  vista":  Símbolos e referências - Abril de 1974.

Arquivo de "Pontos de vista e de outros documentos: ver a partir daqui.

Lista de "Semimórias": a partir daqui.⁹