Em Fevereiro de 1968, no Clube Militar Naval, um marcante sobressalto democrático.

  ..... 20. Junho.2022

Em Fevereiro de 1968 (dois meses antes do "Maio de 68" em França), no Clube Militar Naval, um marcante sobressalto democrático, a propósito do qual recebi hoje a mensagem de que transcrevo os seguinte trechos:

"Caros Camaradas,

No dia 22 de Fevereiro do próximo ano completam-se 55 anos da Assembleia Geral do Clube Militar Naval (CMN) em que foram adiadas as eleições, aprazadas para esse dia, em que numa das listas era apresentado o almirante Henrique Tenreiro para presidente da Assembleia Geral.

A iniciativa do adiamento deveu-se à apresentação de uma moção, em que o primeiro subscritor foi Luís Costa Correia, que anexo.

A partir daí o CMN não foi mais o mesmo, a dinamização associativa, cultural e política, pelo menos até 1974, sofreu um enorme incremento.

Podemos dizer que a AG de 22 de Fevereiro de 1968 foi “Fundadora” de uma nova ideia e de uma nova dinâmica para o CMN."(...)

O Autor da mensagem termina sugerindo que seja adequadamente assinalada a referida data, bem como "todas as movimentações e iniciativas que até 1974 decorreram no CMN, e que foram muitas."

E anexa as cópias da Acta da citada Assembleia Geral, e dos resultados das subsequentes eleições para os Corpos Gerentes.

Que igualmente serão reproduzidas nas presentes tele-páginas.

Luís Costa Correia.

20. Junho.2022


Nota: foram actualizadas as "semimórias" de -

https://costacorreia.blogspot.com/2018/05/ponto-de-vista-semimorias-ha-50-anos-um.html?m=1