Visita presidencial ao Brasil - perguntas (pouco) diplomáticas...

 .....3.Julho.2022 

Visita presidencial ao Brasil - perguntas (pouco) diplomáticas...

O cancelamento do almoço que estava previsto ser oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa poderia suscitar diversas perguntas a um cidadão como eu,  pouco conhecedor não só do programa inicial previsto para a visita do Presidente português ao Brasil, como também dos meandros diplomáticos que rodeiam sempre este tipo de visitas oficiais.

 Em primeiro lugar: estaria previsto no programa proposto à diplomacia brasileira que o Presidente português tencionava encontrar-se com os ex-presidentes Michel Temer e Lula da Silva - este último candidato anunciado as muito próximas eleições presidenciais ?

Teria ou não a diplomacia brasileira colocado reservas quanto a essas intenções? 

Teria sido recomendável que em vésperas de eleições estivesse previsto um encontro com um candidato,  considerando que o próprio presidente  brasileiro já tinha também manifestado as intenções de se candidatar?

Teria sido propósito deliberado do Governo português a realização do tal encontro uma vez que é ao Governo a quem compete a definição da política externa portuguesa? 

Teria o Governo ouvido o presidente da república a propósito de tal intenção?

Ou, sendo tal propósito de iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa, teria o Governo mantido a posição de confirmar tal perspectiva - e em tal caso sondar prévia e diplomaticamente o gabinete de Jair Bolsonaro?

Ou não o fazer com o fim de criar no Brasil uma situação desfavorável ao actual Presidente?

Terá o Governo português a quem - repete-se - compete a definição da política externa ponderado cuidadosamente, através do seu Ministro João Titter ington, detentor de conhecido perfil enquanto anterior Ministro da Defesa Nacional, avaliado os possíveis cenários decorrentes das aconselháveis diligências prévias tradicional mente observadas pelos canais habituais? 

Esperam-se cuidadosos esclarecimentos públicos, 
 que infelizmente poderão não ser totalmente satisfatórios - venham eles do Ministro, do Primeiro-Ministro, ou do próprio Presidente - dados os episódios diversos que em várias áreas políticas têm recentemente ocorrido...

----------------------------

Alguns dos últimos "Pontos de vista": 

.A Defesa da União Europeia

Kissinger e a operação Mar Verde (ataque a Conakry).

Guerra e informação. 

Distorções eleitorais   

 Um país que esquece os Deficientes das suas Forças Armadas...

    Jornalismo: factos, fontes, e opiniões

"Pontos de vista" e  outros documentos:  a partir daqui.

Lista de "Semimórias": a partir daqui