Reserva Naval - telepáginas.

   Comentário ao anúncio do termo de      Reservanaval.blogspot.com

 
Subscrevo integralmente as justíssimas palavras, inseridas nas telepáginas Reservanaval.blogspot.com    pelo ilustre Comandante Adelino Rodrigues da Costa - um brilhante Oficial a quem o nosso país tanto deve.


E daqui apelo à Marinha para que 
- no mínimo - proponha ao Conselho Honorífico das Ordens Nacionais a outorga de adequada condecoração ao distinto Oficial da Reserva Naval que concebeu e concretizou uma extraordinária e  relevante obra de referência sobre a Marinha.
Acresce que, pelo uso da modernidade electrónica a que  nestas páginas se recorre, o seu conteúdo perdurará para o futuro bastante mais do que o clássico livro impresso - mesmo numa perspectiva de tomos parcelados.
 O anunciado termo da existência das presentes telepáginas conduz-me entretanto a publicamente  sugerir que a Marinha se proponha retomar a ideia da existência de uma Reserva Naval que, criada com imaginação, ousadia, e recurso à  Universidade e à Academia, permitisse criar nos jovens estudantes universitários a atracção pelo mar, sem a qual o nosso país poderá definhar. 
E isto, através de uma cooperação de que todas as lnstituições beneficiariam  - e, com ela, o Estado e, por consequência, o nosso país.,
É-me também suscitada por esta impressionante obra uma outra sugestão: a Marinha criaria um Departamento de História -  integrado no Arquivo Histórico da Marinha, visando uma redacção da História da Marinha. 
Reflectida, não apressadamente. 
Em contribuição para a História. 
É que, sem querer competir com outras Instituições de arquivo ou com respeitados Historiadores, julgo ser exequível que, com um maior uso das redes e arquivos electrónicos, e cada vez mais da inteligência artificial, se possa tirar mais partido da riquíssima informação existente, nas quais as presentes telepáginas do Engenheiro, e Oficial da Reserva Naval, Manuel de Lema Santos, seriam paradigmatica e obviamente inseridas, à guisa de abertura, e com a lógica introdução pelo Presidente da República.
E, caro e respeitado Autor, dou-lhe conta de que as presentes  considerações figurarão - coerente e logicamente - nas minhas próprias telepáginas

Com um abraço, e a maior consideração,
Luís Costa Correia.
27 de Janeiro de 2023.