Um comprovado erro de Al - IA. (Inteligência Artificial,

 ....... 27. Maio.2023.

Um "pequeno" erro numa resposta a uma pergunta formulada a uma plataforma (Ask Al ) que usa inteligência artificial baseada em modelos OpenGPT:

- interrogada (por um jovem Amigo - Rodrigo Menas - 11 anos de idade! ) sobre qual o papel de Luís Costa Correia nas eleições em Portugal, a plataforma afirma que presidiu à Comissão Nacional de Eleições, o que não é exacta, pois o cargo que exerci foi o de Director-geral do Secretariado Técnico dos Assuntos para os Processos Eleitorais (STAPE), a quem coube a organização das primeiras 5 eleições constitucionais de 1976.

Mas creio ser bem mais relevante a informação constante do parágrafo imediatamente a seguir, no qual é afirmado  que eu segui a  carreira de advogado e professor de direito, e que - pasme-se - faleci em 2005...

Transcrevo, assim, toda a resposta - um  episódio que por certo não deixará de conduzir à reflexão de cada vez mais ser aconselhável a verificação da informação que nos chega...

Transcrição citada:

"Luís Costa Correia foi uma figura importante na organização das primeiras eleições livres em Portugal em 1976, após o fim do regime ditatorial liderado por António de Oliveira Salazar e Marcelo | | Caetano, conhecido como Estado Novo.

Costa Correia foi o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na época e teve um papel fundamental na garantia da transparência e imparcialidade do acto eleitoral. Ele trabalhou arduamente para estabelecer as regras eleitorais e supervisionar as eleições, que foram consideradas um marco importante na História de Portugal.

Além de seu papel nas primeiras eleições livres do país, Costa Correia também teve uma carreira de sucesso como advogado e professor de direito. Ele faleceu em 2005, mas seu legado como um defensor da democracia em Portugal continuaa ser lembrado e celebrado até hoje."

Luís Costa Correia

(Por enquanto, por cá...)

................................................