Almada Contreiras e Marcelo Rebelo de Sousa.

...... 26.Dezembro.2024

Sobre o funeral do Comandante Almada Contreiras e um nobre gesto de Marcelo Rebelo de Sousa

Tendo-se verificado que aparentemente não havia representação oficial ou oficiosa - quer no âmbito da Armada (em transição), quer de outras Altas Autoridades do Estado - no Velório na Capela da Marinha, alguém tomou a iniciativa de informar de tais ausências o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, que pelas 20:00 - sem surpresa para quem o conhece - compareceu e depositou apropriado conjunto floral junto ao Féretro.
Às pessoas presentes a atitude de Marcelo Rebelo de Sousa calou fundo, pelo que no dia seguinte foi de tal apreço dado apropriado conhecimento informal.

---- Em tempo :

Também no dia seguinte, após a leitura junto ao Féretro das emocionadas despedidas da Família, de Martins Guerreiro, e de Vasco Lourenço, foi de impulso meu cantada em coro a "Grândola", que também ficou associada ao nome de Almada Contreiras.

A saída do Féretro foi saudada, à partida na Praça do Município, com o  Hino Nacional e com a "Grândola", interpretados pela Banda (não, não era a Banda da Armada...)  enviada pela Câmara Municipal de Grândola, que na véspera tinha lá apropriadament saudado a sua passagem.

Estava presente (creio que a título pessoal, mas nem por tal deixando de ser altamente simbólica) Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações da data de 25 de Abril de 1974.

.................... + ....................

À guisa de triste anotação, o falecimento ocorreu no ano em se comemora o 50º aniversário da Sublevação Militar de 25 de Abril,  em cuja concretização o Comandante Carlos Almada Contreiras profundamento se empenhou, tomando também a iniciativa pessoal de desencadear a minha colaboração em Forças de Fuzileiros na ocupação da Sede da DGS/PIDE.

..................... + .....................

Adeus, Carlos...
Ainda tínhamos tanto a esclarecer...
Luís 

..................... + .....................

Em tempo:

https://costacorreia.blogspot.com/2024/12/fale.html?m=1


-------- (Índice de "Semimórias" (ver anos de 1973 a 1976):

https://costacorreia.blogspot.com/2018/06/indice-de-semimorias.html?m=1 )

-------
E uma sentida mensagem da exemplar Cidadã Dra.Maria José Maurício:

"Senhor Comandante Carlos Almada Contreiras, pela lição recebida sobre a sua memorável participação num dos acontecimentos maiores da nossa História pátria - A Revolução de 25 de Abril de 1974 -, a minha profunda gratidão de cidadã."

..................

--------- Forwarded message ---------
De: L Correia <luisccorreia@gmail.com>
Date: terça, 31/12/2024, 11:40
Subject: Meu caro Carlos
To: Com. Almada Contreiras <c.almadacontreiras@sapo.pt>


Sei que terás pensado (quem há que não o faça?) como seria o teu funeral...

Provavelmente porém não imaginarias que o teu falecimento ocorreria tão subitamente.

Mas sei que terias a certeza de que serias lembrado e que ficarias na História do nosso país - e também na do mundo - dadas as características peculiares da Sublevação militar de Abril de 1974 e da canção que lhe ficou associada.

E que esta mensagem te seria enviada, mesmo que já não a pudesses ler.

Tem agregadas as ligações do que sobre o teu funeral publiquei nas minhas telepáginas.

Adeus, Carlos.

................................................