Almada Contreiras e Marcelo Rebelo de Sousa.

...... 26.Dezembro.2024

Sobre o funeral do Comandante Almada Contreiras e um nobre gesto de Marcelo Rebelo de Sousa

Tendo-se verificado que aparentemente não havia representação oficial ou oficiosa - quer no âmbito da Armada (em transição), quer de outras Altas Autoridades do Estado - no Velório na Capela da Marinha, alguém tomou a iniciativa de informar de tais ausências o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, que pelas 20:00 - sem surpresa para quem o conhece - compareceu e depositou apropriado conjunto floral junto ao Féretro.
Às pessoas presentes a atitude de Marcelo Rebelo de Sousa calou fundo, pelo que no dia seguinte foi de tal apreço dado apropriado conhecimento informal.

---- Em tempo :

Também no dia seguinte, após a leitura junto ao Féretro das emocionadas despedidas da Família, de Martins Guerreiro, e de Vasco Lourenço, foi de impulso meu cantada em coro a "Grândola", que também ficou associada ao nome de Almada Contreiras.

A saída do Féretro foi saudada, à partida na Praça do Município, com o  Hino Nacional e com a "Grândola", interpretados pela Banda (não, não era a Banda da Armada...)  enviada pela Câmara Municipal de Grândola, que na véspera tinha lá apropriadament saudado a sua passagem.

Estava presente (creio que a título pessoal, mas nem por tal deixando de ser altamente simbólica) Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações da data de 25 de Abril de 1974.

.................... + ....................

À guisa de triste anotação, o falecimento ocorreu no ano em se comemora o 50º aniversário da Sublevação Militar de 25 de Abril,  em cuja concretização o Comandante Carlos Almada Contreiras profundamento se empenhou, tomando também a iniciativa pessoal de desencadear a minha colaboração em Forças de Fuzileiros na ocupação da Sede da DGS/PIDE.

..................... + .....................

Adeus, Carlos...
Ainda tínhamos tanto a esclarecer...
Luís 

..................... + .....................

Em tempo:

https://costacorreia.blogspot.com/2024/12/fale.html?m=1


-------- (Índice de "Semimórias" (ver anos de 1973 a 1976):

https://costacorreia.blogspot.com/2018/06/indice-de-semimorias.html?m=1 )

..................

--------- Forwarded message ---------
De: L Correia <luisccorreia@gmail.com>
Date: terça, 31/12/2024, 11:40
Subject: Meu caro Carlos
To: Com. Almada Contreiras <c.almadacontreiras@sapo.pt>


Sei que terás pensado (quem há que não o faça?) como seria o teu funeral...

Provavelmente porém não imaginarias que o teu falecimento ocorreria tão subitamente.

Mas sei que terias a certeza de que serias lembrado e que ficarias na História do nosso país - e também na do mundo - dadas as características peculiares da Sublevação militar de Abril de 1974 e da canção que lhe ficou associada.

E que esta mensagem te seria enviada, mesmo que já não a pudesses ler.

Tem agregadas as ligações do que sobre o teu funeral publiquei nas minhas telepáginas.

Adeus, Carlos.

................................................


Dito por Trump: "Go to Hell !" !

 ...... 25.Dezembro. 2024

*Dito por Trump: "Go to Hell  !"  !

Dirigindo-se na sua "Truth Social", no quadro de votos por Boas Festas publica e habitualmente enviadas a diversas personalidades, aos reclusos que aguardavam a execução da pena de morte, comutada ontem em prisão perpétua pelo Presidente J.Biden !!

Incrível !

E os 71 milhões que nele votaram, que pensarão agora ?

Teria havido um engano na notícia, sendo alguém chamado Tramp a incluí-la numa "rede social" de nome "Trick suck" ?

Ou teria sido um "avatar" de nome "Trumusk" ?  Ou "Trampusk" ?

*Do NYT:

Merry Christmas to the “wonderful soldiers of China” and to “Governor Justin Trudeau of Canada” and “the people of Greenland.” As for the 37 men on federal death row who recently received commutations from President Biden? “GO TO HELL!”

The messages, posted online by President-elect Donald J. Trump on Christmas, were characteristic for a man known for his bombastic social media presence, but they veered sharply from the standard holiday ideals of unity delivered from the White House.

The posts, which appeared on Truth Social, the online platform owned by Mr. Trump’s media company, labeled his opponents as “Radical Left Lunatics,” and once again described the current president as “Sleepy Joe Biden.”

..............