...... 27.Abril.2025
Homenagem aos Presos Políticos no "Estado Novo"
Conhecedor de que a tradicional homenagem anual aos Presos Políticos durante o "Estado Novo" ocorreria em 27 de Abril, resolvi nela participar, sugerindo ao Coronel Paraquedista Mário Pinto que o fizéssemos em conjunto, pois tínhamos estado envolvidos na decisão da ocupação do Estabelecimento Prisional de Caxias, em 26 de Abril de 1974, visando a respectiva libertação (que só viria a ser concretizada às primeiras horas do dia 27).
Não tendo sido possível a sugerida presença, encontrei no local da cerimónia (Monumento junto à Estação ferroviária de Caxias) o então 1º Tenente Fuzileiro Especial Luís Pedreira Carneiro, Oficial Imediato do saudoso Comandante Abrantes Serra, que comandava a Companhia de Fuzileiros que eu tinha reencaminhado para tal ocupação na sequência da sua chegada, cerca das 08:30 de 26 de Abril, ao Chiado com o propósito de reforçar as Forças de Fuzileiros que eu coordenava visando a ocupação da Sede da DGS/PIDE, reforço esse já não necessário, dada a então manifestada intenção de rendição do respectivo Director, Major Silva Pais.
Encontro que me deu particular satisfação, dado sermos amigos de longa data, acrescida de ficar a saber que lhe tinha sido sugerida tal presença pelo "Núcleo da Linha" da Associação 25 de Abril.
Foi então proposto que interviéssemos nos discursos de homenagem, tendo ambos concordado em que bastaria que falasse um de nós, na eventualidade de entretanto chegar o Coronel Mário Pinto.
Eis assim uma súmula da curta intervenção que proferi perante as dezenas de pessoas presentes:
"- Homenageamos os ex-Presos Políticos presentes.
- Sugestão (cumprida) de 7 simbólicos segundos de recolhimento pelos já falecidos.
- Explicação, de um modo um pouco mais ligeiro, sobre as razões da nossa presença naquele momento :
- à chegada da Companhia de Fuzileiros ao Chiado:
- "amigo Serra, não precisamos de reforços - vão já para Caxias libertar os Presos Políticos!"
- "mas eu não sei onde fica Caxias !!..."
- o saudoso Jornalista Benjamim Formigo, ali perto (aguardando o avanço para a ocupação da Sede da DGS/PIDE): "mas eu sei onde fica!"
- eu, "espetando-lhe" o indicador no peito: "fica nomeado Batedor Oficial do Comandante Abrantes Serra!! E arranquem Já! "
- risos (recatados) da assistência
- Observação minha à assistência: "O Comandante Pedreira Carneiro, aqui ao meu lado, era o Oficial Imediato do Comandante Abrantes Serra, e até era portador de uma "bazuca" para o caso de ser necessário "abrir" algum portão"
- Breves palavras minhas de respeito pelas presenças, e um abraço ao meu "parceiro".
- Palmas da Assistência.