.......1.Agosto.2021
Ponto de vista - Censo sem consenso.
Os resultados do Censo 21 confirmaram o que se pressentia como Inevitável: nos últimos 10 anos a população residente em Portugal diminuiu em 200 mil pessoas.
Provavelmente esta situação terá ocorrido em consequência da crise financeira que levou muitos portugueses a emigrarem, e a notória imigração que entretanto ocorreu não foi suficiente para se manter o equilíbrio demográfico, e muito menos o desejável crescimento.
Como caminhos possíveis para se tentar obviar à presente situação, haveria que - para além de disposições que requereriam adequados e consensuais estudos na área do fomento da imigração - proporcionar às famílias condições que permitissem o seu crescimento, nomeadamente quanto a política de a trabalho igual salário igual, a atribuição de um generoso subsídio aquando de cada novo nascimento, continuando durante os 6 meses seguintes, e completado por outro, mensal, que duraria até aos 17 anos.
Acções que deveriam ser completadas pela existência de apropriada rede de creches.
Dir-se-á: haverá possibilidades financeiras de o Estado prover a tudo isto?
Em primeiro lugar: produtividade e crescimento económico crescerão, permitindo obter mais réditos nos impostos que financiarão a aplicação daquelas disposições.
Em segundo lugar: a alternativa é o desaparecimento de Portugal.
Tais Consensos são necessários,
Para que no nosso País, com bom senso continuem a ocorrer Censos.
1. Agosto. 2021
Último "Ponto de vista" - Otelo ., 26 de Abril de1974