...... 28. Dezembro.2022
E.Macron.e a Defesa da Europa civilizada,
Em 9 de Outubro publiquei nestas páginas - a propósito de uma então recente iniciativa de E.Macron (que notoriamente procura assumir-se como o mais importante dirigente europeu, afastada A.Merkel e sem a sombra do Reino Unido) o seguinte texto:
"Comunidade Política Europeia: esta nova iniciativa deveria ter suscitado nalguns Estados - nomeadamente da União Europeia - a necessidade, face à actual situação de guerra nas suas fronteiras, da criação de urna Comunidade Europeia de Defesa, tal como já propus nestas páginas e na EuroDefense.
Nunca será tarde para tal decisão."
Passados 10 meses sobre a declaração de guerra à Ucrânia (eufemisticamente designada por "operação militar especial) acto que nos faz recordar a iniciativa de A. Hitler que deu origem à Guerra Mundial de 1939, importa que a Europa civilizada tome uma atitude firme elativamente à Federação Russa.
Tal passa pela urgente constituição de uma nova Comunidade Europeia de Defesa sugestão apresentada por mais que uma uma vez nestas páginas e também mas da EuroDefense...
A Europa não pode nem deve aceitar um papel secundário no quadro internacional.
....... Alguns dos últimos "Pontos de vista":
F...Marinheiro Artilheiro (1967)
"Chuva" de Conceitos Estratégicos.
Regionalização: uma solução provisória constitucional...
A Defesa da União Europeia....
Kissinger e a operação Mar Verde (ataque a Conakry).
Um país que esquece os Deficientes das suas Forças Armadas...
Jornalismo: factos, fontes, e opiniões
-- Algumas telepáginas interessantes.
-- Diversos "Pontos de vista" e outros documentos: a partir daqui.