............
25.Novembro.2018

Comentário do Contra-Almirante João Nobre de Carvalho ao "Ponto de Vista"
O nosso Comandante Naval terá ficado com limitações ao exercício do comando no mar ? ":

"Independentemente da justeza do Ponto de Vista sobre o “Termo de identidade e residência” aplicado ao Almirante Comandante Naval em funções, deve reflectir-se sobre os acontecimentos que deram azo a esta situação. Na Marinha Portuguesa, uma Instituição militar secular, três Almirantes no activo, um deles o próprio Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), desentenderam-se, o que exercia o cargo de Director-Geral de Marinha (DGM) foi exonerado pelo CEMA, a imprensa publicou um texto originado pela Marinha que o DGM considerou difamatório e resolveu instaurar um processo em tribunal contra o CEMA e o seu Chefe de Gabinete de então (agora exercendo o cargo de Comandante Naval).

Considero lamentável que a Marinha, um Ramo das Forças Armadas,  não consiga sanar internamente as divergências internas existentes entre os Almirantes, sem recurso aos Tribunais. Este novo procedimento poderá ter reflexos negativos desestabilizadores na disciplina da própria Marinha e no respeito dos restantes cidadãos pela instituição, pela falta de confiança que revela entre os que constituem o Comando superior da  própria Marinha, os Almirantes no activo. Devendo todos os militares reger-se pelos ditames da ética e da honra consubstanciados no Regulamento de Disciplina Militar, algo deve ter falhado nos comportamentos dos militares em causa,  quer na formação militar dos Oficiais, na Escola Naval ou nos Cursos para acesso aos postos do Almirantado, quer no sistema de escolha actualmente instituído para seleccionar os Chefes de Estado-Maior dos Ramos das Forças Armadas. Acredito que o assunto seja analisado por quem de direito por forma a tirar conclusões que permitam soltar o melhor rumo  para um futuro harmonioso.

João Nobre de Carvalho
C/Alm Ref "

(Este comentário, recebido em 24.Nov.2018, será inserido junto ao texto original do "Ponto de vista" a que diz respeito).

Último" Ponto de vista":  O nosso Comandante Naval terá ficado com limitações ao exercício do comando no mar ?

Arquivo de "Pontos de vista", e de outros documentos: ver a partir  daqui.
Lista das "Semimórias": a partir daqui.