1973. Finais de Novembro.

 1973. Finais de Novembro.

Tinha acabado de entrar em funções o Governo decorrente das "eleições" de Outubro.

Novos ministros nas pastas da Defesa e do Interior.

O General Costa Gomes continuava nas suas funções de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, e tinha ocupado o recém-criado cargo de Comandante-Geral da Segurança Interna.

O General António de Spínola ultimava o seu livro "Portugal e o futuro".

Uma recém-constituída Comissão Coordenadora de Oficiais do Exército estabelecia uma rede de contactos visando recolher opiniões sobre a situação militar, estendendo-a a Oficiais da Armada e da Força Aérea.

Consta que Marcelo Caetano, Presidente do Conselho de Ministros, preocupado com os rumores de descontentamento na oficialidade mais jovem das Forças Armadas, convidou então um desses oficiais, que tinha conhecido enquanto jurisconsulto e professor universitário, a trocar algumas impressões sobre a situação no meio militar.

A conversa teria também incidido sobre o presente e o futuro do país, tendo-lhe sido confirmado o referido mal-estar (que já se estendia a oficiais superiores), admitindo-se que lhe tenham sido transmitidas as principais preocupações existentes, e possíveis sugestões a propósito de tais problemas.

Luís Costa Correia.
30. Set.2022
------------------------
........................