Março de 1975. Um invulgar episódio no Instituto Hidrográfico.

Em Março de 1975, um " inquérito revolucionário".no Instituto Hidrográfico.  (Semimórias).

Tendo nas minhas mais recentes telepáginas aludido a um episódio em que era referido o então  Comandante Sousa Leitão, eis uma breve descrição do referido acontecimento.

Em 14 de Março de 1975  (poucos dias decorridos  após a tentativa de golpe de estado capitaniada pelo general Spínola fui chamado a comparecer no gabinete do então Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Pinheiro de Azevedo (com quem não contactava desde 25 de Abril de 1974), que me ordenou que procedesse a um "inquérito revolucionário" no Instituto Hidrográfico, dirigido pelo então Comandante Sousa Leitão sendo-me recomendado que tivesse em especial atenção (não necessariamente nestes termos) o comportamento do Director, ao que de pronto salientei que não não precisava de instruções relativamente ao modo de actuar.

 Poucos dias bastaram para que eu tivesse concluído que o ocorrido no instituto Hidrográfico no dia 11 de Março tinha estado nos padrões de normalidade, nela incluída a curiosidade pelos acontecimentos que os órgãos de informação pública iam dando a conhecer.

.Não houve quaisquer comentários às minhas conclusões, tendo regressado à rotina das  funções administrativas que desempenhava na Direcção de Armas Navais desde 1971 (salvo o interregno de 25 de Abril a meados de Julho de 1974 , na sede da ex-DGS/PIDE.).

6.Outubro.2023.

Índice de "Semimórias": a partir daqui.